5 DICAS PARA FACILITAR A INSTALAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES

Home / Blog / 5 DICAS PARA FACILITAR A INSTALAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES

A instalação de painéis solares está se tornando uma perspectiva cada vez mais acessível no Brasil. No entanto, muitas pessoas evitam adotá-los por receio de ser uma tarefa assustadora.

Saiba que não é preciso ter medo! Leia este post e descubra como preparar seu imóvel.

#1- Segurança

Devido ao fato de a instalação solar envolver o trabalho com painéis e equipamentos que produzem várias centenas de volts de eletricidade à luz do sol, existem alguns problemas de segurança muito sérios que devem ser entendidos antes de considerar a instalação de painéis solares ou componentes de um sistema fotovoltaico em sua casa.

O trabalho deve ser realizado por uma equipe profissional. O seu papel será facilitar ao máximo o trabalho desses profissionais ao deixar toda a infraestrutura pronta.

#2- Espaço disponível

Antes de começar a investir tempo e dinheiro na instalação de seus painéis solares, considere quanto espaço você tem disponível para eles.

É preciso também estudar o movimento do sol e verificar se a localização terá luz constante. Evite colocar painéis solares na sombra ou áreas que tenham sombras de estruturas próximas ao longo do dia.

#3- Telhado

Caso o objetivo seja colocar os painéis no telhado antes da instalação é preciso observar o estado das telhas e da infraestrutura que as suportam.

Pense que a vida útil dos painéis é de 25 anos. Será que o telhado também vai 'durar' esse tempo? Caso a resposta seja não, vale a pena analisar a possibilidade de refazê-lo.

Os painéis são fixados de diversas maneiras - cada telhado têm uma diferente. O melhor tipo de cobertura para receber os painéis são as telhas metálicas dos tipos trapezoidais comum e termoacústicas, além das "shingle". O segundo melhor tipo são as telhas de barro ou concreto.

O melhor ângulo para captar o máximo de luz solar é a face Norte - e a pior ao Sul. O mais importante é que bata o máximo de sol sem sombras durante o dia.

#4- Necessidade de energia

Você pode colocar 'na ponta do lápis' suas necessidades de energia calculando a média do número de kWh localizado na sua conta de energia elétrica.

Com este número em mãos é necessário dimensionar o sistema, calculando o número de painéis necessários.

#5- Inversor, eletrodutos e aterramento

O inversor é um equipamento que precisa ser protegido. Certifique-se de destinar um local específico para ele - se for perto do quadro de distribuição de energia, melhor.

Os eletrodutos são importantes para garantir que o caminho entre os fios que ligam os painéis solares ao inversor seja o mais seguro possível. Eles podem ser aparentes ou embutidos em conduítes.

Já o aterramento dos sistemas fotovoltaicos é uma questão de segurança! O eletricista precisa deixar um ponto de aterramento no telhado onde os painéis serão instalados.

Quer saber mais sobre energia solar e painéis fotovoltaicos? Então continue a ler o Blog da Mobimax Solar!