O que é Termografia e qual a sua relevância em um sistema de energia solar?
O mundo, cada vez mais, está se rendendo aos apelos por maneiras mais limpas e ecológicas de consumo. E, quando o assunto é geração de energia, os sistemas de energia solar despontam tanto em eficiência como em facilidade de uso.
Você, enquanto instalador, precisa se atualizar para oferecer o melhor aos clientes. Seu trabalho pode ir muito além de instalar, também fazendo a manutenção dos painéis solares.
E, para que esta tarefa seja desempenhada da melhor forma possível, nada melhor do que contar com uma grande aliada: a Termografia. Quer conhecer mais sobre essa técnica e sua importância na inspeção de um sistema de energia solar? Prossiga então a leitura.
Entenda o conceito da Termografia
A Termografia é uma metodologia que tem como objetivo medir a temperatura de objetos e superfícies. Utilizada para verificar com sucesso a efetividade e integridade física de sistemas de energia solar que utilizam painéis fotovoltaicos, a técnica é de grande importância para os instaladores.
Quando usada corretamente, a Termografia mostra as diferenças de temperatura entre as células 'sadias' (menor) e as defeituosas (maior), permitindo que você identifique falhas em um estágio inicial.
À medida que as temperaturas sobem, os painéis solares tornam-se menos eficientes, produzindo menos eletricidade. Alguns defeitos podem causar a quebra ou até mesmo a produção de uma corrente reversa, que pode danificar todo o sistema.
A importância para os sistemas de energia solar
A Termografia pode ser empregada em todos os estágios da instalação de um sistema de energia solar. Antes, atestando a qualidade dos painéis a serem utilizados.
Durante, analisando e avaliando se os processos de instalação foram realizados corretamente. E depois em verificações regulares de manutenção preditiva.
O mercado de equipamentos termográficos só cresce. São termovisores que podem capturar imagens de diversas maneiras: câmeras fotográficas com diversas opções de lentes, visores de mão (como uma pistola) e até mesmo drones!
Essas pequenas aeronaves são capazes de detectar as células danificadas e elaborar um relatório completo. E o melhor: disponibilizando um mapa de localização detalhado de todas as falhas.
4 benefícios da Termografia
#1- Provê um diagnóstico rápido e seguro: Basta ver uma imagem que o instalador já consegue identificar as irregularidades térmicas em grupos de circuitos com problemas. É um método seguro, já que a medição é feita sem contato. Não é necessário desligar o sistema.
#2- Evita a perda de rendimento: O cálculo do ROI de um sistema de energia solar geralmente pressupõe 25 anos de produção. À medida que os painéis envelhecem, a perda gradual de energia também é calculada. Mas esses cálculos não costumam prever a deterioração causada por tempestades com raios, superaquecimento de células do painel e outras falhas em equipamentos. A Termografia previne dores de cabeça não previstas.
#3- Prevenção contra acidentes: Com o tempo, as falhas nos painéis solares podem causar uma queda drástica na produção de energia. E, em alguns casos, até mesmo iniciar um incêndio se não forem controladas.
#4- Inspeciona todo o sistema de energia solar: É possível usar imagens térmicas para inspecionar todo o sistema, desde os próprios painéis solares até as conexões, inversores, fusíveis e todos os outros componentes elétricos do sistema.
Ficou interessado em como a Termografia pode ajudar seu trabalho como instalador? Então não deixe de ler o blog para ter acesso a outros conteúdos técnicos.