A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS DE ENERGIA SOLAR

Home / Blog / A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS DE ENERGIA SOLAR

Por que um instalador de sistemas de energia solar precisa se capacitar?

A luz solar é a fonte mais abundante de energia no planeta. Criar energia solar convertendo a luz do sol em eletricidade reduz as emissões de poluentes da geração de eletricidade de usinas de carvão e diminui os custos de energia a longo prazo.

E à medida que a energia solar se torna mais econômica, ela tem o potencial de sanar uma parcela maior das crescentes necessidades energéticas do Brasil. E, se há crescimento do mercado, haverá uma carência de mão de obra especializada, principalmente para a instalação.

Isso sem dizer do avanço tanto das tecnologias usadas nos sistemas de energia solar como também das técnicas de instalação.

Para 'mergulhar de cabeça' na demanda que está por vir nada melhor que atualizar-se. E a melhor maneira de fazer isso é investir seu tempo e recursos em capacitações. Saiba mais sobre este assunto neste post.

Os benefícios da capacitação

Atender melhor o consumidor: O consumidor não é mais tão leigo quanto antes.  A internet está cheia de conteúdos que têm os sistemas de energia solar como principal tema. São textos e vídeos que mostram os tipos de equipamentos, como escolher e as etapas de instalação, por exemplo.

Tantas informações são capazes de transformar os clientes em verdadeiros especialistas após uma imersão. E o efeito disso? Você precisa saber como responder perguntas técnicas ou mesmo fazer análises comparativas.

Não estar preparado para esse tipo de demanda fará com que o cliente não confie no seu trabalho, perdendo a oportunidade para outro profissional que o deixe tranquilo.   

Trabalhar de maneira segura: Existem vários riscos de segurança e saúde. Você precisa proteger-se de acidentes graves como choques, explosões e queimaduras elétricas que podem causar ferimentos e até a morte.

Realizar treinamentos vão ensinar a maneira correta de manusear os equipamentos durante a instalação ou manutenção de sistemas de energia solar. O que vai minimizar o risco de acidentes.

Tornar a profissão 'oficial': Se você antes trabalhou na construção civil, como carpinteiro ou eletricista e todo o seu conhecimento foi aprendido na prática, saiba que é importante oficializar a profissão de instalador.

Por isso, nada melhor que participar de capacitações. Com conteúdos técnicos e treinamento específico, um curso sério e renomado vai incrementar o currículo.

Ter melhores oportunidades de trabalho:  Cursos, principalmente os realizados em escolas de renome, serão capazes de melhorar as perspectivas de trabalho. O profissional conhecerá as técnicas e tecnologias mais recentes.  

As oportunidades serão de fazer parte do quadro de grandes empresas do setor ou mesmo participar, como freelancer, de projetos maiores e mais complexos, que exigem maior conhecimento técnico. Isso sem dizer da melhoria nos ganhos. 

Como se capacitar

Hoje é muito simples participar de treinamentos e ter acesso aos benefícios mostrados acima. Porém a mesma facilidade pode ser sinônimo de armadilhas e investimentos feitos à toa. 

É importante procurar escolas especializadas e conceituadas como a Elektsolar. Desde 2013 a instituição traz o que há de mais moderno em conhecimento sobre energia solar fotovoltaica.

São capacitações tanto online como presenciais realizadas em diversas cidades brasileiras. Com mais de 3 mil profissionais treinados para atuação no mercado de energia solar, seus conteúdos garantem formação e atualização.Conheça, aqui, mais sobre os cursos e eventos oferecidos.