A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NOS MÓDULOS FOTOVOLTAICOS

Home / Blog / A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NOS MÓDULOS FOTOVOLTAICOS

Atualmente muito tem se falado sobre a geração de energia solar. A questão da 'taxação do Sol', com a cobrança de quem gera sua própria energia, ainda promete gerar muita polêmica.

Mas o que pouco se fala no País é sobre a qualidade dos painéis solares vendidos. A crescente popularização fez com que muitas empresas começassem a importar diversas marcas de equipamentos. Mas será que todos são realmente bons?

Se você tem dúvidas sobre a qualidade dos painéis solares, leia este post.

A LEGISLAÇÃO  NO BRASIL

No Brasil quem 'toma conta' dos painéis solares fotovoltaicos, como também dos outros equipamentos que fazem parte de um kit, é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

A regra é que todos os módulos fotovoltaicos e inversores com até 10kW devem ter uma etiqueta da instituição para serem comercializados. As regras que determinam a qualidade dos produtos foram determinadas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem de Módulos Fotovoltaicos (PBE).

Mas, como nem tudo é certo no nosso país, muitas empresas acabam comercializando equipamentos sem nenhum tipo de certificação, o que pode ser um perigo. Neste ano, ao que tudo indica, o Inmetro atuará com maior força no sentido de coibir a venda irregular.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE E EFICIÊNCIA?

Você não precisa saber exatamente como os painéis solares convertem a luz solar em eletricidade para tomar uma decisão de compra. No entanto, compreender o desempenho de um painel solar é essencial para determinar quanto você pode economizar com seu sistema de energia solar.

O QUE É IMPORTANTE PRESTAR ATENÇÃO AO ESCOLHER UM KIT DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA:

ISO

A Organização Internacional de Padronização (ISO) criou padrões de garantia de qualidade para a indústria de fabricação. Conhecido como ISO 9000, os fabricantes de painéis solares que possuem essa certificação indicam que atendem a esses padrões. Embora a falta de certificação ISO não seja necessariamente um indicador de um produto inferior, a compra de um fabricante certificado é um indicador de qualidade.

GARANTIA

As garantias dos fabricantes são muito importantes! No caso de ocorrer um problema no painel solar após a instalação, ela vai assegurar serviço e suporte.

A quantidade de eletricidade que um painel solar pode produzir diminui ligeiramente a cada ano, com o declínio mais significativo ocorrendo no primeiro ano. Isso geralmente é chamado de "degradação do painel".

Muitos fabricantes de painéis solares fornecem uma garantia de produção de energia, garantindo que seus painéis retenham uma certa porcentagem de sua capacidade de produção nos primeiros 25 anos, geralmente não menos que 80%.

Os fabricantes também geralmente oferecem uma garantia específica de que a produção diminuirá apenas em uma certa quantidade (geralmente não mais de 0,7%) em um único ano, conhecida como taxa de degradação. Para essa métrica, uma porcentagem menor é melhor que uma maior.

MOBIMAX SOLAR: NESTA VOCÊ PODE CONFIAR

Você sabe bem que o investimento em um sistema de energia solar não é barato - por mais que ele se pague em menos de 10 anos. Então não dá para brincar com o assunto!

Além de prestar atenção e só escolher produtos certificados pelo Inmetro, é preciso também prestar atenção em quem vende os equipamentos.

A Mobimax Solar é a escolha certa para a sua compra. A empresa faz parte do Grupo Mobimax, que há mais de 30 anos está no mercado brasileiro, e só trabalha com fornecedores reconhecidos globalmente como Trina Solar, Sunpower, Fronius, Goodwe e Enphase, entre outras.

E, além de comercializar apenas marcas e equipamentos certificados pelo Inmetro, a Mobimax Solar tem como ponto de honra comercializar apenas kits de instalação completos. Isso vai evitar a surpresa de notar a falta de uma peça importante na última hora, atrasando a instalação.

Quer escolher os melhores equipamentos para não ter dor de cabeça no futuro? Então escolha a Mobimax!