ENTENDA COMO FUNCIONA UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

Home / Blog / ENTENDA COMO FUNCIONA UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

O que é a energia solar

O Sol, como qualquer estrela, é como um enorme reator nuclear. Em seu núcleo, as reações de fusão produzem gigantescas quantidades de energia que irradiam da sua superfície para o espaço, sob a forma de luz e calor.

Essa energia atinge a superfície do planeta e a cada hora é capaz de atender as necessidades do mundo todo por quase um ano inteiro. Percebeu o potencial desperdiçado?

A energia solar pode ser aproveitada ao ser convertida em energia utilizável, substituindo outras fontes como a elétrica. E o melhor: é uma fonte limpa e renovável!

Como?

Por conceito, a energia limpa não libera resíduos ou gases que poluem o meio ambiente. E é renovável pois sua fonte é ilimitada, não depende do nível de rios ou de carvão para ser queimado.

Como funciona um sistema de energia solar

Existem muitas maneiras de usar a energia do Sol. As duas principais formas são a fotovoltaica e a captura térmica solar. A energia fotovoltaica é mais comum em projetos de menor escala e a captura térmica solar é tipicamente usada apenas na produção de eletricidade em grandes proporções.

Vamos focar nos sistemas de energia solar fotovoltaicos, que com certeza será o método que atenderá melhor suas necessidades. Nele são instalados painéis que convertem a luz solar diretamente em eletricidade.

E essa energia pode ser usada imediatamente, armazenada em uma bateria solar ou mesmo enviada para a rede elétrica para créditos em sua conta de luz.

Os painéis solares convertem energia solar em eletricidade utilizável por meio de um processo conhecido como efeito fotovoltaico. A luz do sol que entra recebe um material semicondutor (normalmente silício) e solta os elétrons, colocando-os em movimento e gerando uma corrente elétrica que então é capturada.

Esta corrente é conhecida como eletricidade de corrente contínua, que então precisa ser convertida em eletricidade de corrente alternada. E para isso é usado um equipamento chamado inversor solar.

Detalhe importante: essa conversão é necessária porque a rede do Brasil opera usando eletricidade do tipo corrente alternada. Dessa maneira que são alimentados todos os aparelhos que estão conectados à tomada.

Na teoria o processo pode parecer complicado, mas calma, na prática é muito mais fácil do que você imagina.

A instalação deve ser feita por um equipe qualificada, que irá até a sua residência ou empresa para entender suas necessidades e calcular o número de placas voltaicas necessárias para o sistema de energia solar. A instalação é rápida e deve ser homologada junto à concessionária distribuidora de energia.

Agora que você já conhece o conceito e o funcionamento de um sistema de energia solar, que tal saber as vantagens da sua utilização? Então leia este post!