O QUE É ENERGIA SOLAR?

Home / Blog / O QUE É ENERGIA SOLAR?

 

Entenda o conceito de energia solar

A energia solar é aquela que vem do Sol. Todos os dias o Sol envia uma enorme quantidade de energia que pode ser aproveitada das mais diversas maneiras. O sol irradia mais energia em uma hora do que as pessoas são capazes de utilizar em um ano!

O que é energia solar? De onde ela vem? E qual o potencial do Brasil no aproveitamento dela? Leia o texto para descobrir!

 

O conceito de energia solar

Como outras estrelas, o Sol é uma grande bola de gás composta principalmente de hidrogênio e hélio. O sol gera energia em seu núcleo em um processo chamado fusão nuclear. 

Durante esta fusão a pressão e a temperatura  extremamente altas fazem com que os átomos de hidrogênio se separem e seus núcleos se fundam ou se combinem.

Quatro núcleos de hidrogênio se unem para se tornar um átomo de hélio. Mas o átomo de hélio pesa menos que os quatro núcleos que se combinaram. Isso acontece pois matéria é perdida durante o processo, sendo liberada para o espaço como energia radiante.

Demora milhões de anos para que a energia no núcleo solar se dirija à superfície solar. E, em seguida, pouco mais de oito minutos para percorrer os 93 milhões de quilômetros até a Terra. A energia solar viaja para a Terra a uma velocidade de quase 300 milhões de metros por segundo, a velocidade da luz.

Apenas uma pequena porção irradiada pelo Sol para o espaço atinge a Terra, aproximadamente uma parte em dois bilhões. No entanto, essa quantidade de energia é enorme. 

E para onde vai toda essa energia? 

Cerca de 15% da energia que atinge a Terra é refletida de volta ao espaço. Outros 30% são usados ​​para evaporar a água, que produz chuva. A energia solar também é absorvida pelas plantas, pela terra e os oceanos. O resto pode ser usado para suprir nossas necessidades energéticas.

 

O potencial da energia solar no Brasil

Nosso país possui um gigantesco potencial para gerar eletricidade a partir da luz do astro-rei. Só para se ter uma ideia, o local menos ensolarado no Brasil é possível gerar mais eletricidade solar do que no lugar mais ensolarado da Alemanha!

Dentro do Brasil cabem 24 Alemanhas... Percebeu todo o potencial que temos? É praticamente um diamante bruto a ser explorado. 

Mas ainda falta muito para o Brasil alcançar este país quando o assunto é a utilização da energia vinda dos raios solares. Enquanto 45,2% por energia dos alemães vem do Sol e apenas 4,8% das usinas hidrelétricas, no nosso país os planos da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) são de ampliar para 3% da geração total até 2027.

Pouco, não é mesmo?

 

A utilização da energia solar

A energia solar é uma fonte amiga do ambiente. Não consome nenhum dos nossos preciosos recursos energéticos, não contribui para a poluição do ar, da água ou poluição sonora, além de não representar um perigo para a saúde. 

Existem outras vantagens também. A energia solar não pode ser proibida, suspensa ou controlada por nenhum governo. E não vai acabar até o sol se apagar.

Gostou de saber mais sobre o conceito de energia solar? E agora está curioso em como a energia solar pode ser obtida? Então leia o próximo texto!