POR QUE USAR ENERGIA SOLAR?

Home / Blog / POR QUE USAR ENERGIA SOLAR?

Por que residências e empresas adotam a energia solar?

O preço da energia vinda de hidrelétricas e termelétricas só tem aumentado nos últimos anos. Para sermos mais precisos, a alta entre 2014 e 2018 foi de 44%

Cansados de surpresas na conta mensal por conta também das mudanças de bandeira tarifária, muitos consumidores residenciais e corporativos têm recorrido a maneiras alternativas de geração de energia. E a energia solar, cada vez mais, tem sido uma alternativa viável.

Conheça, neste post, mais sobre este mercado os motivos de pessoas e empresas adotarem a energia solar.  

 

O crescimento do uso de energia solar no Brasil

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) o Brasil deve aumentar em 44% a adoção de energia solar em 2019.

Realmente a geração deste tipo de energia cresceu demais nos últimos anos. O responsável por esse salto é o da geração distribuída: quando painéis solares são instaladas em grande quantidade para atender diversas residências ou indústrias.

Em 2016 existiam 45 usinas de geração de energia solar. Em 2017, mais 36 foram instaladas e em 2018 a previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) era que mais 28 entrassem em operação.

 

Por que usar energia solar?

1- É uma matriz energética limpa
A energia solar reduz as emissões de gases de efeito estufa porque a eletricidade que os painéis solares produzem tem emissões zero.

É um sistema autossuficiente que garante um caminho seguro e fácil para contribuir para um futuro sustentável. Quem adota a energia solar mostra que se preocupa com o meio ambiente. 

2- Não vai acabar nunca
A eletricidade tradicional depende muito de combustíveis fósseis, como carvão e gás natural. Isso sem dizer dos estragos feitos nos rios quando uma hidrelétrica é construída. Além de serem ruins para o meio ambiente, são recursos que podem acabar um dia.

Quem usa energia solar se liberta dessas 'amarras', já que a luz do astro-rei vai demorar milhões de anos para se extinguir. E mesmo em dias nublados a captação também acontece.  

3- Reduz os custos
Uma vez que o sistema solar esteja funcionando, quem o usa não só reduzirá o impacto ambiental negativo, mas também reduzirá os custos de eletricidade até 100%, tudo vai depender da capacidade do sistema instalado. 

E o melhor: se houver excedente a casa ou empresa pode gerar créditos na concessionária que são abatidos na próxima fatura. 

4- Tem retorno garantido
Um sistema de energia solar se paga e em média, cinco anos. Levando em conta que sua vida útil é de no mínimo 25 anos, quem o adota terá mais de 20 anos apenas para se beneficiar! 

E uma vez instalado, requer pouca manutenção. Como é confiável, então as chances de quebra e necessidade de reparos são pequenas. 

5 - Aumenta o valor da propriedade
Um fator importante que motiva a adoção de sistemas solares é que as propriedades são valorizadas. Quem não quer morar em uma casa ou trabalhar em uma empresa ecológica? Os corretores de imóveis, na hora de avaliar, veem este tipo de melhoria com bons olhos. 

 

Com estes cinco motivos com certeza deve ter ficado claro para você quais são as vantagens que atraem os interessados em instalar sistemas de energia solar. Continue lendo o blog!