TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE COMO A ENERGIA SOLAR PODE SER OBTIDA

Home / Blog / TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE COMO A ENERGIA SOLAR PODE SER OBTIDA

 

Como obter energia solar?

A pressão para encontrar fontes de energia renováveis ​​começou nos anos 70 na Europa e Estados Unidos a partir de uma grande crise causada pela escassez de petróleo, que aumentou os preços. Mas hoje o cenário mudou. Hoje a preocupação é encontrar novas maneiras de diminuir os impactos ao meio ambiente.

Junto com o vento, o Sol é o recurso energético mais abundante na Terra. Essas energias podem ser ‘capturadas’ e usadas de várias maneiras.

Mas utilizar a energia solar pode não ser tão fácil quanto você imagina, já que ela chega ao planeta em diversas intensidades e condições. Nas regiões tropicais ela é mais abundante do que nos pólos, além de ser preciso considerar a hora do dia, estação do ano e a clareza ou nebulosidade do céu.

Quer saber de que formas é possível obter energia solar? Então continue a ler este post!

Conheça a história da utilização da energia solar

Há séculos a humanidade aproveita a energia solar. No século VII aC, as pessoas usavam lupas simples para concentrar a luz do sol em pedaços de madeira.

Já no início do século XX cientistas e engenheiros começaram a pesquisar maneiras de usar a energia solar a sério. Um desenvolvimento importante foi uma caldeira solar eficiente inventada por Charles Greeley Abbott, um astrofísico americano, em 1936.

E quais as maneiras de se coletar a energia solar?

Coletores solares

Um carro fechado em um dia ensolarado é como um coletor solar. Quando a luz do sol atravessa as janelas de vidro, é absorvida pelos assentos e piso, os aquecendo. O calor entra, mas não é é liberado. Essa é a explicação das estufas funcionarem tão bem e permanecerem quentes o ano todo.

Aquecimento solar

Hoje muitas casas, prédios e indústrias usam energia solar para o aquecimento de ambientes. Existem dois tipos gerais de sistemas de aquecimento solar: passivos e ativos. Já um sistema "híbrido" é uma mistura dos dois primeiros.

Sistema solares passivos: Todos os ambientes funcionam como um coletor solar. Não usa nenhum equipamento mecânico especial. Em vez disso, depende de janelas devidamente orientadas, que funcionam como um carro fechado.

Sistemas solares ativos: Usam coletores solares especiais que se parecem com caixas cobertas com vidro. Placas de metal de cor escura dentro das caixas absorvem a luz do sol e a transformam em calor. Ar ou um líquido flui pelos coletores e é aquecido, ou distribuindo pelos ambientes como um sistema de caldeira comum.

Como armazenar a energia solar

O desafio enfrentado por qualquer sistema de aquecimento solar é armazenar o calor. Nos sistemas passivos o calor é armazenado usando materiais densos. Já nos ativos um grande tanque pode armazenar o líquido aquecido.

Trabalhoso e pouco eficiente, não é? Mas é possível ir além de apenas armazenar o calor, usando a energia solar para gerar eletricidade. O sistema fotovoltaico, que utiliza painéis solares, é o mais comum. 

Um painel solar padrão (também conhecido como módulo fotovoltaico) é composto de uma camada de células de silício, uma armação de metal, um invólucro de vidro e várias fiações para permitir que a corrente flua das células de silício. 

Quando a luz interage com uma célula de silício, ela faz com que os elétrons sejam colocados em movimento, o que inicia um fluxo de corrente elétrica. Isso é conhecido como efeito fotovoltaico.

A energia é gerada em corrente contínua e, em seguida, convertida em energia de corrente alternada com a ajuda da tecnologia do inversor. Ela então passa pelo quadro de energia da casa, e apis pelo relógio da concessionária fazendo a compensação de crédito, sendo distribuída. 

Gostou de conhecer mais sobre como a energia solar pode ser obtida? Então não deixe de ler o blog para saber ainda mais!