TODOS OS ELETRODOMÉSTICOS E APARELHOS PODEM SER MOVIDOS A ENERGIA SOLAR?

Home / Blog / TODOS OS ELETRODOMÉSTICOS E APARELHOS PODEM SER MOVIDOS A ENERGIA SOLAR?

Muitas pessoas estão preocupadas com o meio ambiente e, com os painéis fotovoltaicos se tornando cada vez mais acessíveis, substituir parte ou todo o uso de energia elétrica por energia solar pode ser uma ótima maneira de compensar as contas altas.

Mas aí vem a pergunta: quais tipos de aparelhos podem ser alimentados pela energia solar? Continue a ler o texto para descobrir.

Energia verde

A capacidade de ficar totalmente fora da rede depende do consumo de energia da residência ou empresa. Se você tem um baixo consumo de energia e/ou os ambientes foram projetados para serem “verdes” e eficientes em termos de energia, será simples 'viver' apenas da energia do sol utilizando um kit fotovoltaico de baixa potência.

Agora, se o consumo é de médio para alto, também é possível. Basta utilizar um kit fotovoltaico mais 'parrudo'.

Bom, já deu para perceber que a resposta para a pergunta do início do texto é: sim, é possível alimentar qualquer equipamento com energia solar!

Os aparelhos de aquecimento e refrigeração são os que mais consomem mais energia, seguidos por máquinas de lavar, lava-louças, geladeiras e secadoras.

Já os abaixo consomem menos e são os candidatos ideais:

● Televisões
● Computadores portáteis
● Microondas
● Pequenos cooktops elétricos
● Lâmpadas compactas
● Outros pequenos aparelhos, como cafeteiras, torradeiras e aparelhos de som, entre outros.

Mas, quando se usa a energia solar, a alimentação desses aparelhos é diferente e exige cuidados.

Entenda o porquê

A electricidade gerada por um painel solar é CC (Corrente Contínua). O termo é usado quando o fluxo de carga elétrica é unidirecional e diferente da Corrente Alternada (CA), presente na geração de energia elétrica. Neste modelo, como o nome indica, a corrente reverte sua direção após um intervalo de tempo definido.

A energia CA é flexível e pode ser transformada em diferentes níveis de tensão usando um transformador intensificador (para aumentar o nível de tensão) ou um transformador abaixador (para diminuir o nível de tensão).

Esta é a principal razão pela qual os eletrodomésticos, como fornos, torradeiras, lâmpadas, ventiladores etc. usam a energia CA. Até os aparelhos que requerem energia CC (laptops, telefones celulares, baterias, etc.) possuem um conversor embutido em seu adaptador para conversão de energia CA em CC.

Uso do inversor em sistemas de energia solar
Um dispositivo projetado para ser usado com energia CA não pode ser usado com energia CC. Para resolver este problema existem vários dispositivos, como os inversores, que convertem facilmente a energia CC em energia CA.

Na prática, o inversor é um equipamento eletrônico que produz energia CA como saída sempre que a energia CC é fornecida em sua entrada.

Mas o inversor, por si só, não gera energia. É sempre necessário ter um dispositivo de geração CC (como um painel solar) em sua entrada e uma carga consumidora de CA (eletrodoméstico normal) em sua extremidade de saída.

E, mesmo que os painéis solares produzam energia CC, você ainda pode utilizar todos os seus aparelhos normais de 110V ou 220V usando um inversor.

Conseguiu resolver todas as suas dúvidas? Caso não, faça um comentário que nossos especialistas responderão sua pergunta!