A importância da energia solar
O custo de vida está aumentando continuamente. Somente na cidade de São Paulo ele ficou quase 4% mais caro em 2018, segundo dados do relatório anual do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).
Isso resulta em maiores despesas com mantimentos, combustíveis e serviços públicos, por exemplo. Somente a eletricidade aumentou em média 15% em 2018 - culpa da falta de chuvas que reduziu a capacidade de geração das usinas hidrelétricas, principal fonte de energia do País.
Tantos aumentos para um serviço longe do ideal, já que sempre há quedas de energia e apagões que podem danificar equipamentos e atrapalhar a vida das pessoas. O que dizer do racionamento então?
Ao utilizar um sistema de energia solar, a preocupação com os fatores acima será minimizada! Quanto mais o preço da eletricidade aumenta, maior será a sua economia.
Isso sem dizer que a energia solar é limpa, não poluente e renovável - enquanto o Sol brilhar, ela estará disponível. Você contribui para a preservação do meio ambiente e ainda ajuda a diminuir a emissão dos poluentes que resultam da queima de carvão nas usinas termelétricas, por exemplo.
Qual a economia com energia solar
O custo inicial com um sistema do tipo pode parecer alto à primeira vista, mas os benefícios são muitos e colocar um rótulo de ‘caro’ é um mito.
Nos últimos anos os valores dos kits fotovoltaicos está diminuindo cada vez mais e, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), há chances do preço dos equipamentos ser reduzido ainda mais por conta de alterações nas políticas dos países fabricantes, que darão subsídios à fonte solar.
Pode ficar tranquilo, o retorno do investimento é garantido. E bem antes do que você imagina!
O valor investido pode voltar na forma de economia na sua conta de energia entre três a cinco anos. Tudo vai depender do kit de instalação escolhido e o potencial de captação anual de energia solar.
Para uma residência a economia pode cobrir até 100% da conta mensal. Nesse caso será pago apenas o valor mínimo definido por cada concessionária, que depende também do tipo da sua instalação.
Isso acontece porque o sistema de painéis solares é independente e não está sujeito à elevada carga tributária ou à variação das tarifas de eletricidade.
A partir do momento que o sistema de energia solar for instalado, você terá pelo menos 25 anos de vida útil. Mais de 20 anos de economia!
Outra vantagem é que o excedente que o seu sistema gerar (a energia não utilizada) poderá ser utilizado pela concessionária, que o remunera em créditos energéticos. Esses créditos são usados para abater o que foi usado da rede quando os sistema não gerar energia (à noite, em dias nublados ou chuvosos).
Embora o custo inicial de instalação possa parecer um pouco alto, o potencial de economia a longo prazo faz de um sistema de energia solar um investimento a ser considerado.
Quer descomplicar a implantação de um sistema de energia solar? Aproveite para ler, agora mesmo, este post!